slideslide
 
Psicóloga e Psicanalista
atendimentos:
|

Qualificação e certificações

“(...) Segundo a psicanálise, pois, é pelo acesso à linguagem que a criança se humaniza (e aprende a simbolizar), como é pela fala que o sujeito se revela, desvelando a sua verdade”. (Richard Bucher, “A psicoterapia pela fala: fundamentos, princípios, questionamentos”)
 

Exponho aqui, sobre a minha trajetória de Formação e qualificação profissional. Olhando de forma macro, posso identificar que, desde muito tempo já existia, em mim, a valorização para o compartilhar de conhecimentos. E começo minha trajetória na área Educacional, concluindo no ano de1979, a minha Formação de Professora de 1º grau da 1ª à 4 série. Durante o curso de Magistério, conheci e me identifiquei com a disciplina de Psicologia, onde tivemos informações referente ao desenvolvimento infantil. Essa experiência foi significativa, me possibilitando decidir e tomar o próximo passo e, escolhi então, adentrar para a graduação e obter minha Formação de Psicologia, sonhando desde esse momento com a minha futura profissão.

 Online Learning Stock Photos, Pictures & Royalty-Free Images - iStock

Exatamente, entre o período de 1980 a 1984, pude obter a graduação com as certificações Psicóloga, Bacharel e Licenciatura em Psicologia. Possuo inscrição no Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região desde 10/04/1990.
Minha atuação profissional como Psicóloga, ocorreu na área Organizacional e, especificamente, atuei na área de Treinamento e desenvolvimento. Posteriormente, pela experiência profissional na área de Recursos Humanos com algumas atividades desenvolvidas e, voltadas a atender demandas Institucionais, pude sentir algumas inquietações pessoais. Decido, motivada, a dirigir meus esforços para área Clínica. E sei hoje, que é nesse contexto em que me realizo pessoal e profissionalmente. A atuação clinica é uma atuação nobre, desafiadora, possível de realizações, as quais compreendem expressões e projetos sintonizados com os meus valores e ideias, coexistindo: singularidade, responsabilidade e autonomia, comigo mesma e para com outras pessoas. Foi então, me apropriando do meu sonho e desejos pessoais, que continuo com mais uma jornada: a Psicanálise. Desde o ano de 2002, venho adquirindo conhecimentos, por vias: literaturas, cursos, Workshops, Simpósios, encontros entre os profissionais Psicanalistas e Grupos de Estudos. Concluo minha Formação em Psicanálise no ano de 2010. Cronologicamente, vivi 731 horas de estudos com dedicação e perseverança! Fora um período significativo e marcante.

 ??? vs. ??? ???? ??? : ??? ???

Pessoalmente e profissionalmente, digo, melhorei enquanto pessoa e, refinou minha escuta frente ao sofrimento singular! Faço aqui um destaque, pois, no período de março de 2009 a março de 2010, tive a oportunidade de participar de um Estágio, de 1.248 horas em Psicoterapia Psicanalítica, do departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria na UNICAMP. Uma oportunidade valiosa, do ponto de vista curricular e, do ponto de vista de agregar conhecimentos com as práticas que compreendiam: atendimentos clínicos, supervisões e aulas teóricas ministradas pelos professores da Universidade, especificamente da Faculdade de Ciências Médicas. 3 Atualmente, estou me qualificando para atuação com a Psicologia Perinatal e Parentalidade e, este curso de Formação compreende 250 horas. Estou ampliando meus conhecimentos nessa área, pois desejo desenvolver projetos significativos que, venham a contribuir para prevenção da saúde mental.

Acredito e, os dados científicos notificam que, cuidar da saúde mental materna é cuidar para que a mãe e bebê estejam com vinculação afetiva adequada. Sabemos que, nesta dualidade é que somos marcados afetivamente, que recebemos gratificações ou frustrações, as quais repercutirão em nós trazendo inevitáveis efeitos em nosso psiquismo.

Enfim, digo com estima: fico à disposição e, conte comigo!!!
Míriam Thomé

<< Voltar

Tecnologia do Google TradutorTradutor