Psicóloga e Psicanalista
atendimentos:
|

Orientações aos pais sobre o desenvolvimento psicossexual infantil

As orientações seguem por embasamento teórico e, são apresentados em forma de curso com duração de 48h, com a  adaptação à linguagem de fácil compreensão. Existem muitas informações relevantes para entendermos sobre as fases do desenvolvimento que toda criança experiencia! 
Abordarei, junto aos cuidadores, sobre os reflexos de algumas condutas para com os seus filhos, das recriminações e repreeendas, as quais podem marcar profundamente e, negativamente, no desenvolvimento emocional da criança em formação. Os pais devem agir com postura de autoridade, mas reconhecendo o propósito de frustrar e suas implicações quando só gratificam os filhos. Desenvolvo conteúdos, visando a compreensão   do que acontece em cada fase do desenvolvimento psicossexual lnfantil (7 fases), bem como, suas implicações e reflexos neste contexto.

O que pode acontecer com o emocional das crianças, quando os pais desprezam ou ignoram as angústias dos filhos nestas fases?
 Consequentemente, cada fase da criança merece atenção de todos os envolvidos e, estes conhecimentos possibilitam aos cuidadores obterem parâmetros para a conduta adequada e, se necessário, buscarem por ajudas de especialistas em tempo curto, para não gerarem problemas futuros na condição psíquica saudável dos (as) filhos (as)! 
Trago aqui, importantes conceitos e, a relevância das variadas manifestações dos pais junto aos (as) filhos (as), gerando efeitos significativos na saúde mental do (a) filho (a), influenciando na respectiva progressão ou na regressão no desenvolvimento infantil. 
É importante dizer que, os 5 primeiros anos de vida são decisivos na formação da personalidade! 
Então, a maneira como a pessoa resolve os problemas dos 3 primeiros estágios e, os mecanismos de defesa ou adaptação utilizados, são os responsáveis pela estrutura básica do seu caráter, base esta que é o ponto de partida para o desenvolvimento futuro!
Exemplificando, dois distúrbios da personalidade: o alcoolismo e a obesidade, ambos procuram uma gratificação de necessidades orais não satisfeitas na infância, ou um retorno psicológico a uma etapa onde não havia os problemas que têm que enfrentar na atualidade.
O conhecimento faz a diferença e, muitas vezes o descuido vem porque havia ignorância. 

<< Voltar

Esse serviço lhe interessa ?
Forneça os detalhes abaixo

 ()*